Mpox: Capacitação para Quadros Técnicos da Província de Luanda01.10.2024
Palavras-chaveDecorre em Luanda, de 01 a 05 de Outubro, uma acção de Formação sobre a Mpox visando capacitar Quadros Técnicos de diferentes sectores da Província de Luanda sobre aspectos respeitantes à Epidemiologia, Preparação e Resposta para Contextos de Surtos.
Decorre em Luanda, de 01 a 05 de Outubro, uma acção de Formação sobre a Mpox visando capacitar Quadros Técnicos de diferentes sectores da Província de Luanda sobre aspectos respeitantes à Epidemiologia, Preparação e Resposta para Contextos de Surtos.
São alvos desta acção Técnicos de Saúde, Técnicos de Agências Transportadoras e Técnicos dos Serviços de Emigração e Fronteiras.
A iniciativa da Direcção Nacional de Saúde Pública, para além de capacitar os Quadros Técnicos, pretende melhorar o controlo, prevenção e resposta a uma possível introdução do vírus da Mpox, em Angola. Nesse sentido, durante as sessões de trabalho os grupos vão elaborar e adaptar as directrizes da OMS sobre vigilância, o protocolo de tratamento e o algoritmo de testagem de amostra de Mpox.
A sessão de abertura foi presidida pela Directora Nacional de Saúde, Dra. Helga dos Reis Freitas, que, na ocasião, reiterou o compromisso das autoridades sanitárias “em tudo fazer para conter a entrada do vírus no país”. Frisou que, “até o momento, Angola não registou casos confirmados da Varíola dos Macacos. No entanto, importa capacitar os Quadros Técnicos dos Ministérios que integram o Comité Uma Só Saúde para o domínio de temas relevantes que permitem minimizar a entrada da doença no país, permitindo fortalecer a capacidade de resposta a ameaças de saúde pública a nível local e regional”.
Esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde, implementada pela Direcção Nacional de Saúde, desenvolvida no quadro da implementação do Projecto Regional de Melhoria dos Sistemas de Vigilância de Doenças - REDISSE IV-ANGOLA.