Angola: Acções de Capacitação Para a Prevenção da Cólera e Outras Doenças Diarreicas23.01.2024
Palavras-chaveOperacionalização de estratégias de intervenção de capacitação as diferentes estruturas ao nível central, local e das comunidades.
O Ministério da Saúde de Angola tem vindo a operacionalizar um conjunto de estratégias de intervenção com vista a capacitar as diferentes estruturas ao nível central, local e das comunidades, para a redução da vulnerabilidade do país à entrada e propagação da cólera e outras doenças diarreicas.
Neste quadro, um conjunto de iniciativas estão a ser desenvolvidas, favorecendo a criação de condições de prontidão e resposta em caso de emergência.
Especialistas e Técnicos do Ministério da Saúde e das Direcções Provinciais de Saúde das Províncias do Moxico e Cuando Cubango, vêm desenvolvendo acções concertadas e de capacitação tendo como base os pilares seguintes: Emergência, Vigilância Epidemiológica, Vacinação, Gestão de Casos, Vigilância Laboratorial, CREC, Saúde Ambiental e Logística.
As acções de capacitação têm destacado, igualmente, aspectos relevantes da Promoção da Saúde, buscando potenciar o envolvimento activo de Líderes Tradicionais, Religiosos, Políticos, Praticantes de Medicina Tradicional, ADECOS e outras forças representativas das comunidades relevantes no sentido de garantir uma resposta adequada e eficaz do país.
Observando o contexto de Uma Só Saúde e da abordagem multisectorial, o Portfólio dos Projectos da Saúde com o Banco Mundial, no quadro do Programa Regional de Melhoria dos Sistemas de Vigilância de Doenças (REDISSE IV-ANGOLA), apoia estas iniciativas de fortalecimento de capacidades intersectoriais Nacionais e Regionais para a vigilância epidemiológica de doenças, e na preparação de resposta rápida e eficaz às crises e emergências na região da CEEAC.