Formação Sobre Saúde Ambiental no âmbito de Prevenção da Cólera e Outras Doenças Diarreicas06.02.2024

Formação Sobre Saúde Ambiental.
No âmbito de prevenção da cólera e outras doenças diarreicas, o Ministério da Saúde, através da Direcção Nacional de Saúde Pública, promove, de 06 a 08 de Fevereiro de 2024, uma de formação sobre saúde ambiental.
Esta acção pretende reforçar a capacidade dos quadros técnicos das Direcções Provinciais de Saúde, sobre aspectos ambientais, no âmbito da prevenção e resposta a surtos de cólera e outras doenças diarreicas.
Espera-se, assim, que os pontos focais de saúde ambiental dos Gabinetes Provinciais de Saúde do país, estejam habilitados a gerir os Centros de Tratamento de Cólera (CTC), em caso de necessidade da sua instalação.
Assim, serão abordados aspectos relevantes em matéria de gestão ambiental tais como: tratamento de resíduos biológicos (fezes e vómitos), pontos de descontaminação e desinfecção, pesquisa ambiental do vibrião colérico, assim como colheita e transporte de amostras de água e alimentos e gestão de cadáveres. Igualmente serão abordados aspectos ligados à educação das comunidades e à investigação de possíveis fontes de contaminação e protocolos de biossegurança nos CTC e na comunidade.
A evolução e disseminação rápida de casos de Cólera nos países limítrofes coloca Angola em estado de alerta e requer medidas imediatas de prevenção e preparação da resposta.
O Portfólio dos Projectos da Saúde financiados pelo Banco Mundial, no quadro da implementação do Projecto Regional de Melhoria dos Sistemas de Vigilância de Doenças (Redisse IV-Angola), apoia técnica e financeiramente esta actividade.